Por que Kendrick Lamar é a voz da nossa geração?

Quando o assunto é hip hop, Kendrick Lamar é o cara. Depois de explodir em 2012 com o álbum Good Kid, M.A.A.D City, o rapper ( ou deveríamos chamá – lo de poeta?) se consolidou no mercado seguindo uma linha diferente: o conscious rap.

Nascido e criado em Compton – berço do rap na California – Kendrick escreve sobre todas as experiências de vida enquanto um jovem de periferia. O medo, a violência, a desigualdade, e também o otimismo, ainda com crítica, somam se à um fundo musical extremamente rico que transita pelo funk, jazz, soul e spoken-word.

Em Good Kid, M.A.A.D City o foco é a violência. Com letras duras o álbum retrata a realidade e destruição causada por guerra de gangues e a brutalidade policial contra os negros. Um grande sucesso foi o single Swimming pools (Drank).

Em 2015, Kendrick lançou o aguardado álbum sucessor: To Pimp A Butterfly. Nele, o rapper realiza uma viagem mais introspectiva na qual navega por incertezas, sofrimento e, por fim, aceitação. Direfentemente do álbum anterior que  mantinha um olhar direto sobre Compton, To Pimp A Butterfly nasce de uma viagem do rapper à África do Sul e traz influências que remetem à origem da música negra. É interessante notar que as músicas seguem uma linha narrativa e que, ao ouvir o álbum do início ao fim, conseguimos entender o sentimento de Kendrick com a vida.

Kendrick Lamar não precisa ser problematizado; toda sua obra é o resultado de anos de autocrítica. Nesse sentido, To Pimp A Butterfly veio para mexer com as estruturas do cenário do hip hop mainstream atual. É gratificante ver um artista que se reinventa a cada momento como um portador de mensagem sem deixar de se questionar sobre as mudanças que ele pode trazer ao contexto social estadunidense ( e mundial).

E como diria o rapper otimista One day at a time, sun gon’ shine.

Por Victoria Regis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s