A volta da Banda Baleia

Videoclipe e arte têm tudo a ver!

“Baleia” é uma banda alternativa carioca que provocou um buzz na internet e no mercado musical com o sucesso de seu primeiro disco, lançado em 2013,”Quebra Azul”. Em 2016, a banda lança o segundo disco,”Atlas”, e a música “Volta” foi escolhida para ser o primeiro single do segundo álbum.

“Volta” conta com arranjos experimentais e tribais, estes bem distintos dos arranjos usuais da música popular brasileira. A banda expressa emoções e sensações em suas composições procurando fazer com que o ouvinte embarque junto em uma viagem transcendental. Em 29 de setembro de 2015, o grupo lançou um Lyric Video poético para o single explicitando como será a atmosfera do novo álbum.

E somente no dia 4 de março de 2016, Baleia lançou o videoclipe oficial do primeiro single:

Devido aos arranjos tribais de sua composição, o clipe de “Volta” resgata o elemento ritualístico, traz à tona uma temática abstrata, transcendental e aberta a inúmeras interpretações. “Volta” possui uma composição imagética realmente admirável com uma paleta de cores predominantemente compostas por cores neutras, possui uma direção de arte primorosa que consegue captar o imaterial utilizando recursos visuais conceituais.

O videoclipe oferece um leque de interpretações. De um lado, pode ser interpretado como uma grande metáfora para a vida e a morte, mostrando como são dialéticos e como tudo não passa de um ciclo infinito. De outro lado, o clipe explicita como devemos morrer para certas situações ou momentos para que possamos desfrutar (renascer) para outros.

Existem diversos artistas que também têm um viés mais místico, sombrio e transcendental em suas composições, tanto nas músicas quanto nos videoclipes, como é o caso de Fever Ray, CocoRosie, Björk, Soap&Skin, Lykke Li, Zola Jesus, Sigur Rós, Massive Attack, entre outros.

Por mais que seja comum este tipo de abordagem artística no exterior, aqui no Brasil, sentimos falta de vermos a arte na música. Estamos tão acostumados a consumir música apenas para entretenimento e diversão que nunca paramos para pensar que este meio pode e deve ser utilizado para fins artísticos (podendo ter mensagens filosóficas, sociológicas e, por que não, políticas), podendo ser carregados de mensagens mais profundas e densas que envolvem o espírito.

Devemos dar créditos especiais para a Banda Baleia por conseguir inserir um respiro no cenário musical brasileiro. Ainda é pequeno o número de artistas que se aventuram nesta temática mais experimental. Mas é ótimo vermos que bandas como esta estão tentando resgatar a sensibilidade e a essência artística em suas composições, mesmo que este tipo de música e clipe não agrade a todos. Pelo menos os sedentos por novidades e os que compõem pequenos nichos irão agradecer por esta ação.

Por Laila Arêde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s