Guilherme Bryan atesta: Felipe Sassi renova linguagem do videoclipe brasileiro

Por trás dos já clássicos videoclipes “Lista VIP”, de DJ Boss in Drama e Karol Conká, e “24 Horas Por Dia”, de Ludmilla, está o jovem diretor Felipe Sassi, que começou como assistente de direção de Konrad Dantas, da KondZilla, e hoje já assume a responsabilidade de trabalhar com novas expoentes do funk e da música sertaneja. Estudante de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, ele comprova que, sem perder o aspecto autoral, é possível desenvolver uma obra com bastante personalidade respeitando e se comprometendo com a imagem do artista com o qual se trabalha. Claro que o garoto está apenas começando, mas já demonstra que tem muito mais a oferecer.

“Tombei”, de Karol Conká, dirigido por Konrad Dantas, foi o primeiro trabalho profissional de Felipe Sassi, que assinou o roteiro da produção destacada por transmitir a imagem da funkeira curitibana como uma mulher poderosa e ciente dos seus desejos, do mesmo demonstrado na letra da canção: “Já falei que é no meu tempo / As minhas regras vão te causar um efeito / É quando eu quero, se conforma, é desse jeito / Se quer falar comigo então fala direito, fala direito / É no meu tempo / As minhas regras vão te causar um efeito / É quando eu quero, se conforma, é desse jeito / Se quer falar comigo então fala direito, fala direito”.

A cantora aparece em vários closes que vão mudando de cor conforme a evolução da música, e dançando e cantando num parque de diversões, durante o dia e a noite, num ambiente externo e no carrinho de bate-bate, rodeada por vários dançarinos. Ela troca nove vezes de figurinos selecionados pelos stylists Anna Boogie e Rodrigo Polack, alguns deles assinados por Alexandre Hercovitch.

Com uma edição bastante caprichada, Konrad Dantas comprova mais uma vez porque se tornou um dos mais importantes diretores dos videoclipes de funk ostentação. A variação de cores e planos no ritmo da canção proporciona um deslumbre audiovisual. Ao mesmo tempo, Karol Conká aparece o tempo todo como uma diva e, mesmo estando ali os carrões e os closes em bundas, bastante distante da vulgaridade que muitas vezes marcou o estilo. Não há nada ali apelativo ou que explora a sexualidade da mulher. Muito pelo contrário. A marca adotada é a da elegância, o que será uma tônica nos trabalhos posteriores de Felipe Sassi.

É o que se percebe no ótimo “Lista VIP”, do DJ Boss in Drama com Karol Conká, que mostra os artistas passando por apuros até chegar na balada e comandar a pista. O visual remete aos musicais dos anos 70, como “Grease” e “Nos embalos de sábado a noite”, ambos estrelados pelo ator John Travolta; e a produção conta com a participação de Jane Rosa, Federico Devito, Thiago Pasqualoto e Theodoro Cochrane.

O videoclipe começa com os dois artistas num visual super extravagante – atenção para a enorme peruca cor-de-rosa da Karol Conká, na parte de trás de um carro conversível e sendo barrados na entrada de uma balada por não estarem com nome na lista. Essa sequência é intercalada por ela já dentro da festa, dançando rodeada por outros dançarinos. Destaque para ela sentada dentro de uma enorme taça cheia de gelo, para os figurinos brilhantes – algo frequente nas produções de Sassi, assim como a edição frenética com a imagem tremendo em algum trecho – e cada dupla de dançarinos fazendo uma coreografia própria. O desenvolvimento de uma narrativa calcada na letra da canção e o bom humor são tônicas que marcam o encontro definitivo entre Carol Conká e Felipe Sassi, formando uma dupla certeira a qual desejamos e esperamos ansiosamente novos trabalhos pela frente.

“24 Horas Por Dia”, no qual Sassi assina, pela primeira vez, a direção. A produção destaca-se pela coreografia, assinada por Daniel Lourenço (o mesmo de “Show das Poderosas”, de Anitta). Ao todo, Ludmilla aparece em cinco cenários diferentes, com cinco figurinos (todos coloridos e bastante brilhantes), ao lado de oito dançarinos, 25 figurantes e do funkeiro Biel.

 

A produção começa com uma garota entrando num escritório e mostrando todo seu recalque com relação a Ludmilla num chat. Em seguida, a cantora aparece cantando e dançando numa pista de skate, na companhia de várias dançarinas. Destaque aqui para a variação de planos, que deixa a produção bastante envolvente, e pelo visual street wear presente no cenário, com vários pôsteres e desenhos, e nos figurinos variados. As duas sequências se intercalam, até Ludmilla surgir se preparando num salão de beleza e dançando num bar com mesas de sinuca. Mais uma vez, não faltam os closes nas bundas – o que já soa até como um clichê de clipes de funk –, mas há uma narrativa fortemente marcada pela letra da canção, numa nítida mistura de intenções da artista e do diretor: “Tu não tem nada pra fazer / E fica nessa agonia / Fala de mim, pensa em mim / 24 horas por dia / Só sabe meu primeiro nome / E acha que me conhece / Olha se põe no lugar / Vê se comigo não se mete”.

Portanto, Felipe Sassi demonstra ter a ousadia e a petulância típica dos jovens, com uma vontade imensa de fazer acontecer, despontando como um dos novos nomes mais disputados pelos jovens artistas do funk e da música sertaneja, com potencial para desbravar novas searas. Ao mesmo tempo, marca cada uma de suas produções com uma personalidade e identidade visual bastante características, sempre respeitando a imagem e as vontades dos artistas com o qual trabalha. Muito provavelmente é o que veremos no videoclipe “Melhor Assim”, de Biel e Ludmilla, previsto para estrear em 8 de abril; e em outro para a cantora sertaneja Paula Mattos, que também deve estar no ar em abril.

Por Guilherme Bryan

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s